Sobre o Airsoft

Airsoft é um jogo desportivo onde os jogadores participam em simulações de operações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não letais, utilizando-se frequentemente de tácticas militares. É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, frequentemente em áreas de grande extensão.

 

As armas estão em escala de 1:1 (ou às vezes mini ou '3/4'), podem ser de metal, plástico (ABS) e/ou madeira e disparam projecteis de 6 ou 8 mm que pesam entre 120-600 miligramas (conhecidas como BBs).

A propulsão da arma pode ser através de molas (springs), mecanismos eléctricos (AEG) ou gás comprimido (GBB) incluindo gás propano (ou green gas, que é propano adicionado com óleo lubrificante, como o silicone por exemplo), cápsulas de CO2, ar, gás refrigerante HFC134a e algumas armas podem funcionar a HPA (High Pressure Air) como algumas armas de Paintball.

 

Em Portugal começou a praticar-se de forma mais efectiva desde finais dos anos noventa sofrendo uma forte expansão no início dos anos 2000. Para este facto muito contribuiu o pioneirismo das primeiras lojas portuguesas especialmente dedicadas à modalidade.Várias Equipas fizeram história e contribuíram em grande escala para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

O que é preciso para praticar Airsoft?

A prática de Airsoft envolve, acima de tudo o uso e porte de uma Arma de Airsoft de acordo com a Lei das Armas da Constituição Portuguesa (Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro). Os passos seguintes baseiam-se nessa Legislação em vigor:

 

1- Ter a idade mínima de 18 anos. Para menores de idade acima dos 16 anos é possível praticar a modalidade mediante uma autorização por escrito e assinada pelo encarregado de educação.

 

2- Estar afiliado numa das Associações de Promoção Desportiva (APD) reconhecidas legalmente em Portugal (algumas estão listadas em baixo). Cada associação fornecerá um Cartão de Filiação (ou documento equivalente) que deverá ser apresentado em compras de Armas, eventos ou às Autoridades, quando requisitado.

 

3- Adquirir uma Arma de Airsoft vulgarmente chamadas de "réplicas" numa das lojas autorizadas em Portugal com emissão obrigatória de factura. Aquisições a particulares devem ser acompanhadas por uma declaração de compra e venda.

 

4- As Reproduções de Arma de Fogo deverão apresentar-se em jogo de acordo com a Lei da Armas que define:

"O mecanismo portátil com a configuração de arma de fogo das classes A, B, B1, C e D, pintado com cor fluorescente, amarela ou encarnada, indelével, claramente visível quando empunhada, em 5 cm a contar da boca do cano e na totalidade do punho, caso se trate de arma curta, ou em 10 cm a contar da boca do cano e na totalidade da coronha, caso se trate de arma longa, por forma a não ser susceptível de confusão com as armas das mesmas classes, apto unicamente a disparar esfera não metálicas cuja energia à saída da boca do cano não seja superior a 1,3 J para calibres inferiores ou iguais a 6 mm". - art 2.º, n.º 1, ad).

Leis & Legalização

Assim, as Armas de Airsoft deverão estar pintadas parcial ou totalmente de Cor Fluorescente Amarela ou Vermelha de tinta indelével , para que não sejam confundidas com armas reais.

Estas pinturas deverão estar de acordo com o mesmo artigo da Lei:

Armas Curtas (Ex. Pistolas, Revólveres, Pistolas-metralhadoras):
pintadas 5 cm a contar da ponta do cano e na totalidade do punho.

Armas Longas (Ex. Espingardas de Assalto, Caçadeiras, etc):
pintadas 10 cm a contar da ponta do cano e a totalidade da coronha.

Nota 1: Não deverão ser pintados supressores/silenciadores se forem removíveis. O que conta é sempre o cano da arma e não o acessório. Apenas os supressores/silenciadores não removíveis podem ser pintados (exemplo: VSS ou MP5SD)

Nota 2:

1- Ainda de acordo com a Lei, as pinturas poderão ser ocultadas durante um jogo organizado, devendo ser repostas antes e após cada jogo (Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro, Alínea 13 do Artigo 11.º). Estas pinturas, nunca poderão ser removidas ou peças trocadas dentro ou fora de um jogo de Airsoft.

2- As armas de Airsoft deverão disparar apenas esferas de plástico, cuja velocidade à saída do cano não exceda os 1,3 Joules ou 374 FPS. A responsabilidade no cumprimento desta regra é do proprietário. A maioria dos jogos organizados em Portugal já possuem controlo de armas e as potências são medidas no local.

3- As armas de Airsoft deverão ser transportadas em saco, embalagem ou mala próprias e seguras e não deverão ser apresentadas em espaços públicos fora do âmbito de um jogo organizado ou campo designado para a prática da modalidade.

4- O incumprimento de alguma destas regras acima pode incorrer numa multa que varia entre os 600€ e os 6000€, ou sanções mais agravadas, dependendo da gravidade da situação em que as autoridades detectem uma incorrecção.

5- As provas ou eventos para a prática de Airsoft deverão decorrer em espaços próprios, vedados e privados, com a devida autorização do(s) proprietário(s) e sem acesso ao público em geral, de modo a evitar incidentes ou acidentes.

EQUIPAMENTO

Equipamento adicional obrigatório:
- Óculos de protecção ocular, preferencialmente com protecção balística ou comprovadamente resistentes ao impacto de projécteis na potência igual ou superior aos 1,3 Joules enunciados na Lei.

Equipamento adicional aconselhado:
- Protecção craniana (capacete).
- Protecção facial (máscara de PVC ou neoprene).
- Protecção de joelhos e cotovelos (joelheiras e cotoveleiras).
- Luvas com protecção da palma da mão e/ou dos nós dos dedos. 
- Botas resistentes para terrenos mais exigentes.
- Hidratação, hidratação, hidratação. O Airsoft pode ser um desporto exigente. Nunca é demais aconselhar o transporte de água ou outro líquido hidratante, sobretudo para jogos de maior envergadura e/ou dias quentes.

LEIS & LEGALIZAÇÃO

Qualquer questão adicional, deverão contactar uma das Associações de Promoção Desportiva (APD). Listamos as Associações mais conhecidas e com maior número de membros no nosso País, para vosso auxílio:

AACP- Associação de Airsoft Costa de
Prata, APD

ALA- Associação Lusitana de Airsoft, APD

ANA- Associação Nacional de Airsoft, APD

APMA- Associação Portuguesa de Milsim e
Airsoft, APD